sexta-feira, 10 de outubro de 2014

ORIGEM DO TERMO COSPLAY

O termo Cosplay foi criado pelo jornalista japonês Nobuyuki Takahashi quando rea-lizava uma reportagem nos Estados Unidos, no evento da SciFi Worldcon, em 1984. O evento era direcionado a fãs de histórias em quadrinhos e de filmes baseados nos heróis das HQs. Fãs de Star Trek (Jornada nas estrelas) estavam caracterizados com os trajes dos personagens, chamando a atenção de Takahashi. Naquele mesmo ano, o jornalista escreveu uma matéria para a revista My Anime: Comic Market Doushinji Convention, na qual incentivou os japoneses a se caracterizarem como os personagens que admiravam. Ele desejava que o termo fosse algo novo, diferenciando-se de mas-querade (máscaras) e de fantasia. A partir daí, os japoneses começaram a aderir à prática do Cosplay.
Nobuyuki Takahashi
Nobuyuki criou o termo na década de 1980, mas o costume de encarnar os personagens é bem mais antigo. O ator Forrest J. Ackerman e sua amiga Myrtle R. Douglas compareceram ao Worldcon de 1939 caracterizados. Ackerman usava um rústico traje de pi-loto espacial, que chamou de “futuricostu-me”, e Myrtle estava com um vestido inspirado no filme “Things to come”. A dupla foi a única caracterizada entre um público de 185 pessoas, mudando o estilo das convenções, que no ano seguinte recebeu mais fãs trajados como personagens. Mais tarde, Ackerman se tornaria um dos nomes mais influentes da ficção científica.
Forrest J. Ackerman e Myrtle R. Douglas
Mesmo o Japão tendo importado a cultura dos Estados Unidos, existem diferenças na maneira de fazer cosplay. Nos EUA, é seguido o modelo estabelecido no Worldcon, criando suas próprias fantasias para competir nas convenções. Já no Japão, os cosplays são criados a partir de personagens pré-existentes, tendo origem em mangás, animes e jogos, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário